O espaço de divulgação da Comissão de Reeducação Ideológica e Propaganda d'O Partido

quarta-feira, setembro 13, 2006

RIS "70 x Queque"


"Meretriz Simplexificada I"

Foram obvios os foguetes e a bandeira para que serviu a luta contra a burocracia, baseada na apresentacao do que? De um documento (querem matar a burocracia com mais papel? comico), o qual nem sequer e simples ou reduzido. O governo portugues apresentou entao o Simplex pela figura do primeiro-ministro Jose Socrates, agora com um corte de cabelo ainda mais reduzido, para nao dizer simplexificado, mas ainda com claros sinais de experiencias anteriores de escadeamentos falhados (o rapaz ja devia saber que o facto de ter o cabelo cinzento nao faz com que ninguem o leve mais a serio, talvez da proxima deva tentar o branco, quem sabe). Pior de tudo, e usar a burocracia como o inimigo do estado quando, primeiro, ha largos temas mais relevantes a tratar e, segundo, a apregoada morte burocratica esconde problemas que podem passar ao lado tal e o estardalhaco com que a questao foi abordada.

E preciso ter nocao que a burocracia nao e o inimigo, e uma entidade empunhada como arma por muitas pessoas que nao sabem o seu verdadeiro valor, nao a inserindo na sociedade de modo adequado. O curioso e interessante relato apresentado pela camarada pala pala e exemplo disso mesmo. A burocracia foi colada a tudo o que era solucao organizativa, e nao so, independentemente do problema requerer ou nao intervencao burocratica. Sem criterio, sem organizacao como pode a burocracia ser acompanhada da eficiencia que e seu apanagio? E agora? Agora critica-se a burocracia que torna tudo lento, encrava processos e nao leva a lugar algum (o que de facto so pode ser mentira porque todos os lugares sao algures). Pergunto antes se nao deviam questionar quem criou este tipo de burocracia, quem a tornou ineficiente? E sempre facil demais apontar o dedo ao bode e por cuspo na ferida do que indagar onde realmente comecou o problema.

A burocracia, como outra coisa qualquer, pode ser deturpada pelos seus intervenientes. Pode ser transformada em algo que esta nao e realmente e vendida ao povo sob o mesmo nome de marca. Foi isto que aconteceu, sendo agora facil apontar-lhe culpas de todos os problemas. De certeza que, o elevado numero de desempregados que nos aflige, deve-se apenas e exclusivamente ao facto de estes ainda por esta altura estarem todos na linha das financas, devido a dificuldades em preencher um mero impresso (muito provavelmente para requerir recibos verdes porque novos contratos de trabalho por ai, ninguem os ve).

(parte II a continuar para a semana)