O espaço de divulgação da Comissão de Reeducação Ideológica e Propaganda d'O Partido

quarta-feira, setembro 27, 2006

RIS - "O camarada e camarada e nem sabe disso!"


"Zinedime Zidame"

Este camarada tera estado, num momento ou outro, em frente do nariz dos camaradas e tera concerteza passado despercebido, seja por causa da camisola azul-branca-vermelha, que de facto nao agrada a ninguem, ou devido ao seu sotaque estranho a cozinheiro da "Pequena Sereia", ou simplesmente pelo facto de estar ligado a varios momentos de historia triste. Posso dizer-lhes que este e um representante maximo da nossa querida burocracia, inclusive presente no maior evento de congregacao do presente ano, o Campeonato Mundial do Buro.

Apesar de este evento com uma alargada delegacao do nosso pais, nao e nesta que se encontra o maior camarada deste campeonato (o que nao e minimamente estranho se lembrarmos que a equipa portuguesa de chuto no formulario fora de prazo conta com anti-burocratas da laia de Canhiche e Patito - o pitbull enraivecido - que muito gostam de apressar processos de golo e chutar para a rede a 35 metros da mesma, sem sequer se colocarem na fila para o guichet da baliza). Este camarada nao atalha caminhos e segue todos os procedimentos a regra.

Era facil reparar no modo como se dirige aos adversarios, um por um, por meio de grandes jogadas, no sentido de divulgar a palavra burocratica. Nao e verdade? Entao reparem na sua famosa finta de rodopio, girando sobre a bola, aperfeicoada ao ponto de lhe permitir cerca de 5 segundos de proximidade antes de ultrapassar o adversario, tendo tempo de espalhar a boa nova: "A burocracia e o que esta a dar!". Tornou-se normal nos outros jogadores permanecerem estaticos perante tamanha verdade (facto pelo o qual nao se lhe pode culpar porque o tempo e escasso e este tem de continuar a correr para espalhar a palavra ao maior numero de intervenientes possiveis antes de acabar o seu tempo, incluindo mesmo em alguns casos os apanha bolas!).

Claro que a difusao burocratica nao se reduz a fintas. Nas alturas apropriadas (tempos mortos) este foi sempre de utilizar uns puxoes bem dados nas indumentarias dos outros jogadores, para lhes mostrar que a virtude nao esta em atalhar processos mas sim num longo trabalho de 90 minutos. Se notarmos, existe mesmo influencia do trabalho deste no senhor preto do apito, sendo que agora estes entendem melhor que a burocracia tem o seu timing definido, passando a apitar muito mais. E aqueles cartoes coloridos que eles guardam no bolso do coracao que mais parecem as folhinhas abonecadas que se coleccionavam na primaria (aposto que cheiram a morango)? E o regozijo total! Sao processos e mais processos!
"Tem la calminha" - diz. "Nao corras tanto que te cansas, vai por mim. Vou por o teu nome aqui no meu caderninho e assim nao perdes o lugar na fila. Da la uma voltinha... numero 10?! Pois ainda vais ter de esperar mais um poucochinho que estao pelo menos 9 a espera antes de ti."

Era comum ver Zidame a conversa com o senhor do apito, a determinar estrategias, ate pedindo varias vezes gentilmente para ir mais cedo para os balnearios porque ainda tinha que burocratizar as senhoras da limpeza (digam la que o moco nao e aplicado). E claro, como em todo o lado, a burocracia tem inimigos e muitos foram os que nao eram capazes de entender a mensagem burocratica. O caso mais mediatico tera sido com Katerazzi. Muito foi dito e escrito sobre o mesmo. Aquilo que nao se sabe divulgo aqui em primeira testa. O que se passou foi que Katerazzi insultou a mae de Zidame e dai a famosa cabecada. Mas entao que mae e essa? Camaradas... E a burocracia, claro esta.