O espaço de divulgação da Comissão de Reeducação Ideológica e Propaganda d'O Partido

quarta-feira, outubro 25, 2006

RIS - "O camarada e camarada e nem sabe disso!"

"Camarada sapiro gentil"

Trata-se de um camarada ao qual cabe a divulgacao da burocracia. O seu trabalho e notavel de um ponto de vista maquievel. E impressionante ate onde chega para transmitir a sua mensagem. Sao-lhe reconhecidas tacticas inovadoras. A primeira que desenvolveu baseava-se na accao de se dirigir para a frente das esquadras da policia lisboeta fumar um charro. Brilhante metodologia (pelo menos desde a segunda vez que tal aconteceu pois da primeira foi sem querer...) que lhe dava direito a ir parar ao chilindro por umas horas (com sorte ganhava direito a pensao completa e permanecia a noite). Ora nesse momento este abria a pacotilha e largava a burocracia sobre os incautos, quer fossem policias quer outros individuos encarcerados. O proprio acto de lhe tirar a fotografia da praxe levava mais de 10 min pelo simples facto de este nao se calar dado o seu entusiasmo pela pratica da propaganda.

Desde os momentos iniciais a sua pratica refinou-se. No desenvolvimento do seu plano de "reeducacao desde a raiz", este chegou a mascarar-se de "a gravida mais horrenda que o mundo alguma vez ja viu", infiltrando-se nos hospitais e maternidades e lendo excertos do "manual do pequeno camarada" aos recem-nascidos, ate mesmo aos incubados.

Para alcancar um geracao mais avancada este mascarou-se de "jovem timido-barra-silencioso-barra-misterioso-barra-anti-social" no sentido de atrair jovens raparigas que apreciam estes trejeitos e que seriam facilmente influenciaveis. Assim, apos as deslumbrar com o facto de tocar numa guitara acustica o "wonderwall" dos Oasis, tocava-lhes os hinos burocratas como manobra de propaganda (ha apenas registo de um caso em que tal nao resultou porque a jovem rapariga lhe pediu para tocar xutos e pontapes e o camarada, por mero reflexo, cabomgou-lhe com a guitarra na tola).

E conhecido tambem o caso em que este camarada candidatou-se a participar no Grande Irmao da TV nacional do Uzbequistao e, quando ja dentro da casa, prendeu e amordacou os restantes concorrentes, barricou-se la dentro, e conseguiu manter-se no ar por duas horas, antes de ser removido pela brigadas de mina e armadilhas da policia local. Mesmo assim foi o maior tempo de antena alcancado ate hoje pela burocracia. Um record em directo!